Em 1987 a Assembléia Mundial de Saúde, com apoio da ONU (Organização das Nações Unidas), estabeleceu o 1° de dezembro como Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS. O vírus HIV, causador da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), foi descoberto em 1979, e de lá para cá muitos estudos foram realizados, muitos mitos quebrados. Mas ainda não é o suficiente. E é isso que torna o dia 1º de Dezembro tão importante. O Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS torna-se, então, um índice, um símbolo para que todos lembrem a relevância da constante mobilização da opinião pública sobre a importância do assunto; e, tão importante quanto, a necessidade de combater o preconceito que ainda hoje há em torno do assunto.
A AIDS ainda não tem cura, portanto, apesar dos avanços médicos e dos tratamentos existentes, que garantem aos portadores do vírus HIV qualidade de vida, é fundamental agir de forma preventiva. Mas agir de forma preventiva é bem diferente de agir de forma preconceituosa! O vírus HIV não é transmitido por beijo no rosto ou na boca, abraços, compartilhamento de objetos como toalhas, sabonetes, talheres, assentos de ônibus, piscinas e muito menos pelo ar. Tudo isso são mitos e mitos preconceituosos.
Hoje, no Dia Mundial de Prevenção contra a AIDS, e em todos os dias de sua vida tenha atitudes preventivas: em suas relações sexuais use camisinha. Não reutilize ou compartilhe objetos perfuro cortantes. E, claro, faça parte dessa luta contra o preconceito!
Nenhum comentário:
Postar um comentário