sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Por INADIMPLÊNCIA da PREFEITURA de NATAL obras de Drenagem de CAPIM MACIO foram suspensas

 Atenção Moradores de Capim Macio

O Diário Oficial do Município desta sexta-feira, 4, traz ordem de paralisação das obras de urbanização, pavimentação e dranagem do bairro de Capim Macio. O motivo é o fato da Prefeitura do Natal estar no Cadastro Único de Convênio do Governo Federal - CAUC.

A Prefeitura está inadimplente com o Governo Federal e, por isso, o contrato celebrado com a Superintendência Municipal de Obras e Viação - SUMOV, Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura - SEMOPI e Construtora Queiroz Galvão S/A foi suspenso.

Veja ordem de PARALISAÇÃO abaixo:

SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS PÚBLICAS E INFRAESTRUTURA  
ORDEM DE PARALISAÇÃO
Pela presente,fica paralisado apartir desta data,o prazo do contratonº011/90-SUMOV,celebrado entre a SUMOV-Superintendência Municipal de Obras e Viação,hoje,Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (SEMOPI) e Construtora Queiroz Galvão S/A.,  referente aos serviços de urbanização,pavimentação e drenagemno bairro de CapimMacio,Natal/RN,objeto da Licitaçãonº148/90 - Concorrência/SUMOV,tendo em vista a suspensão dos serviços devido à restrições de cadastro expressas no CAUC -Cadastro Único de Convênio do Governo Federal. Adiantamos que os dias paralisados serão restituídos quando da emissão da Ordem de Serviço pela Secretaria Adjunta de Operação
Natal,17 de outubro de 2011.Assinaturas: Caio Múcio da Rocha Pascoal - Secretário Adjunto de Operação -Sérgio Bezerra Pinheiro-
 Secretário da SEMOPI

Fonte: www.mineiropt.com.br

E a mobilidade urbana de Natal? PARTE II - Av.Salgado Filho

                                           Fonte: ivancabral.com

Twitter: #obrasdemobilidadejá

A banda mais bonita da cidade - Oração


quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Mineiro responde inverdade da Coluna de Cassiano Arruda

Abaixo, resposta do deputado Fernando Mineiro ao jornalista Cassiano Arruda, que em sua coluna “Roda Viva” do dia 01/11/2011, afirmou que Mineiro e o ex-vereador Hugo Manso teriam liderado vaias contra outros políticos na Conferência Estadual de Juventude.
 Sr. Colunista:
Sua coluna Roda Viva, edição de hoje (01/11) de seu jornal, desinforma os (as) leitores (as) ao noticia inverdades, numa típica atitude do velho jornalismo. Nem eu nem Hugo Manso lideramos “grupos organizados com camisetas e bandeiras do PT para vaiar políticos que participaram da Conferência da Juventude…” assim como as dirigentes do PMDB que participaram do evento não lideraram seus partidários que, devidamente uniformizados de verde, também vaiaram, na ocasião, jovens de outros partidos. Não apoio e não estimulo vaias a despeito de não achar que é coisa do outro mundo. Eu mesmo já fui vaiado e também tirei “as vaias de letra”. Sendo só, solicito que retifique a informação.
Fernando Mineiro,
Dep. Estadual do PT
Fonte: Assessoria Mineiro
           natal.pt.org.br 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Prefeitura entrega projetos de Mobilidade Urbana incompletos para a CAIXA

Entregue há pouco mais de 30 dias, a papelada que reúne os projetos de mobilidade urbana do lote 1 (Corredor Oeste) segue sendo analisada pelos técnicos da Caixa Economica Federal (CEF), pois faltaram documentos na remessa entregue pela Prefeitura do Natal no dia 30 de setembro. Por esta razão, a conclusão da análise, que deveria sair no início desta semana, foi adiada para o dia 7 deste mês. O projeto que está de posse da CEF prevê a criação de um corredor de mobilidade que ligará a Zona Norte da capital à futura Arena das Dunas, passando pela complexo viário da Urbana e as avenidas Industrial João Motta e Capitão-mor Gouveia.

Segundo informações da Caixa Econômica, a documentação entregue no fim de setembro estaria incompleta pela falta de informações sobre o orçamento das obras de mobilidade. A prefeitura só teria entregue a complementação no dia sete de outubro, o que fez com que o prazo de análise da CEF - 30 dias - fosse estendido até novembro, contando com a data do recebimento efetivo. A documentação,de acordo com o que foi informado pela assessoria de comunicação da Caixa, segue sendo analisada pelo corpo técnico da instituição, que assegura a previsão de conclusão para os mesmos 30 dias anunciados anteriormente.

Com a aprovação dos documentos, os mesmos seguirão para Brasília, onde o Ministério das Cidades será responsável pela homologação das obras. Dado mais este passo, o município ainda terá que encaminhar à Caixa todo o processo de licitação da obra (contrato, planilha licitada, cronograma físico-financeiro, etc) para análise. Somente após a aprovação de todos estes documentos, mais a assinatura do contrato de financiamento, que será de R$ 293 milhões - a contrapartida da prefeitura será de R$ 45 milhões -, que os recursos sairão dos cofres do banco para as ruas de Natal. (Paulo Nascimento)

Saiba mais

Os projetos de mobilidade do lote 1 de obras para Copa do Mundo 2014: complexo viário da Urbana, corredor da Zona Oeste, BR-226 (Km 6), reestruturação da avenida Capitão-mor Gouveia e implantação de plataformas de embarque e desembarque, além de calçadas e sinalização. A previsão para conclusão dessas primeiras obras, de acordo com o cronograma da prefeitura apresentado à Caixa Econômica Federal, é de 30 meses.

As outras seis obras que compõem os 11 projetos de mobilidade serão intervenções viárias nos cruzamentos das seguintes ruas e avenidas: Prudente de Morais com Capitão-mor Gouveia, Prudente de Morais com Lima e Silva, Salgado Filho com Capitão-mor Gouveia, Prudente de Morais com Raimundo Chaves, Romualdo Galvão com Lima e Silva e Salgado Filho com marginal da Salgado Filho. A expectativa era de que estes projetos serão entregues para análise da Caixa Econômica Federal até o final de outubro, mas até o momento a CEF não os recebeu.

Fonte: Diário de Natal
          www.mineiropt.com.br

terça-feira, 1 de novembro de 2011

6ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos começa no dia 3 de novembro

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com patrocínio da Petrobrás, produção da Cinemateca Brasileira e apoio do Ministério das Relações Exteriores, SESC/SP e TV Brasil, lança em 2011 a 6ª Mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul”, uma iniciativa anual de celebração do aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos por meio da linguagem cinematográfica. Em Natal, a mostra ocorre entre os dias 3 e 9 de novembro no IFRN Cidade Alta.

Inicialmente exibida em quatro cidades, a Mostra veio crescendo a cada ano. Esta sexta edição estará presente em 26 capitais brasileiras. São elas: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, boa Vista, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Palmas, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis, São Paulo, Teresina e Vitória.

Como nos anos anteriores, a programação contempla a pluralidade de temas que compõem o mosaico dos Direitos Humanos: valorização da pessoa idosa, inclusão das pessoas com deficiência, garantia dos direitos da criança e do adolescente, população de rua, saúde mental, igualdade de gênero, diversidade sexual, preconceito racial, liberdade religiosa, acesso à terra, direito ao trabalho decente, inclusão social, direito à memória e à verdade. E muitos outros. A programação está dividida em três seções – Filmes Contemporâneos, Retrospectiva Histórica e Homenagem.

Com todas as sessões gratuitas, as salas de cinema são acessíveis às pessoas com deficiência, e a programação contempla sessões com audiodescrição e closed caption, garantindo o acesso aos deficientes visuais e auditivos.

No ano passado, a Mostra registrou um público superior a 20 mil pessoas, em 16 cidades. A estimativa para este ano é que aquele número seja duplicado, pelo aumento no número de cidades participantes e pelo reconhecimento que o evento já conquistou no país. Neste sentido, contamos com o engajamento e a sensibilidade de Vossa Excelência para mobilizar ainda mais o público expectador.

Programação
IFRN - Campus Avançado Cidade Alta - Auditório
148 lugares
Av. Rio Branco, n° 743 - Cidade Alta
ENTRADA FRANCA 


03/11 - QUINTA-FEIRA 

19h00 - Sessão de Abertura 
DOCE DE COCO - Allan Deberton (Brasil, 20 min, 2010, fic). 
TEMPO DE CRIANÇA - Wagner Novais (Brasil, 12 min, 2010, fic). 
MÁSCARA NEGRA - Rene Brasil (Brasil, 15 min, 2010, fic). 
Classificação indicativa: 14 anos 

04/11 - SEXTA-FEIRA 

14h00 
TEMPO DE CRIANÇA - Wagner Novais (Brasil, 12 min, 2010, fic). 
ARQUITETOS DA NATUREZA - Cléa Lúcia (Peru/ Brasil, 25min, 2011, doc). 
TAVA - PARAGUAI TERRA ADENTRO - Lucas Keese/ Lucía Martin/ Mariela Vilchez (Argentina/ Brasil/ Paraguai, 70 min, 2011, doc). 
Classificação indicativa: 10 anos 

16h00 
BALA PERDIDA - Maurício Durán Blacut (Bolívia, 52 min, 2010, doc). 
NO FUTURO - Mauro Andrizzi (Argentina, 60min, 2010, fic). 
Classificação indicativa: 10 anos 

18h00 
ORQUESTRA DO SOM CEGO - Lucas Gervilla (Brasil, 13 min, 2010, doc). 
POLIAMOR - José Agripino (Brasil, 15 min, 2010, doc). 
CAMPONESES DO ARAGUAIA - GUERRILHA VISTA POR DENTRO - Vandré Fernandes (Brasil, 73 min, 2010, doc). 
Classificação indicativa: 10 anos 

20h00 
ARAGUAYA - A CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO - Ronaldo Duque (Brasil, 105 min, 2005, fic). 
Classificação indicativa: 12 anos 

05/11 - SÁBADO 

14h00 
DOCE DE COCO - Allan Deberton (Brasil, 20 min, 2010, fic). 
CORTINA DE FUMAÇA - Rodrigo Mac Niven (Brasil, 88 min, 2010, doc). 
Classificação indicativa: 12 anos 

16h00 
CABRA CEGA - Toni Venturi (Brasil, 107 min, 2005, fic). 
Classificação indicativa: 14 anos 

18h00 
BICHO DE SETE CABEÇAS - Laís Bodanzky (Brasil, 74 min, 2000, fic). 
Classificação indicativa: 14 anos 

20h00 
CENTRAL DO BRASIL - Walter Salles (Brasil, 112 min, 1998, fic). 
Classificação indicativa: 16 anos 

06/11 - DOMINGO 

14h00 
SOBRA UMA LEI - Daiana Di Candia/ Denisse Legrand (Uruguai, 36 min, 2011, doc). 
PEQUENAS VOZES - Óscar Andrade e Jairo Eduardo Carrillo (Colômbia, 76 min, 2010, doc). 
Classificação indicativa: 10 anos 

16h00 
CHUVAS DE VERÃO - Carlos Diegues (Brasil, 93 min, 1977, fic). 
Classificação indicativa: 16 anos 

18h00 
MORANGO E CHOCOLATE - Tomás Gutiérrez Alea/ Juan Carlos Tabío (Cuba/ México, 110 min, 1993, fic). 
Classificação indicativa: 14 anos 

20h00 
A TERRA A GASTAR - Cássia Mary Itamoto/ Celina Kurihara (Brasil, 6 min, 2009, animação). 
OS INQUILINOS (OS INCOMODADOS QUE SE MUDEM) - Sérgio Bianchi (Brasil, 103 min, 2010, fic). 
Classificação indicativa: 14 anos 

07/11 - SEGUNDA-FEIRA 

14h00 - Sessão Audiodescrição 
DIÁRIO DE UMA BUSCA - Flávia Castro (Brasil/ França, 105 min, 2010, doc). 
Classificação indicativa: 10 anos 

16h00 
CAFÉ AURORA - Pablo Polo (Brasil, 19 min, 2010, fic). 
CONFISSÕES - Gualberto Ferrari (Argentina/ Brasil/ França, 90 min, 2011, doc). 
Classificação indicativa: Livre 

18h00 
A GRANDE VIAGEM - Caroline Fioratti (Brasil, 15 min, 2011, fic). 
AVÓS - Carla Valencia Dávila (Equador/ Chile, 93 min, 2010, doc). 
Classificação indicativa: Livre 

20h00 
DAMA DO PEIXOTO - Allan Ribeiro/ Douglas Soares (Brasil, 11 min, 2011, doc). 
QUEM SE IMPORTA - Mara Mourão (Brasil, 96 min, 2011, doc). 
Classificação indicativa: 10 anos 

08/11 - TERÇA-FEIRA 

14h00 - Sessão de Audiodescrição 
DOCE DE COCO - Allan Deberton (Brasil, 20 min, 2010, fic). 
TEMPO DE CRIANÇA - Wagner Novais (Brasil, 12 min, 2010, fic). 
MÁSCARA NEGRA - Rene Brasil (Brasil, 15 min, 2010, fic). 
A GRANDE VIAGEM - Caroline Fioratti (Brasil, 15 min, 2011, fic). 
GAROTO BARBA - Christopher Faust (Brasil, 14 min, 2010, fic). 
O PLANTADOR DE QUIABOS - Coletivo Santa Madeira (Brasil, 15 min, 2010, fic). 
Classificação indicativa: 14 anos 

16h00 
ACERCADACANA - Felipe Peres Calheiros (Brasil, 20 min, 2010, doc). 
A OCUPAÇÃO - Angus Gibson/ Miguel Salazar (Colômbia/ EUA/ França, 88 min, 2011, doc). 
Classificação indicativa: 12 anos 

18h00 
GAROTO BARBA - Christopher Faust (Brasil, 14 min, 2010, fic). 
ASSUNTO DE FAMÍLIA - Caru Alves de Souza (Brasil, 13 min, 2011, fic). 
COPA VIDIGAL - Luciano Vidigal (Brasil, 75 min, 2010, doc). 
Classificação indicativa: 12 anos 

20h00 
D.O.R - Leandro Goddinho (Brasil, 4 min, 2010, doc). 
SILÊNCIO 63 - Fábio Nascimento (Brasil , 23 min, 2011, doc). 
E A TERRA SE FEZ VERBO - Erika Bauer (Brasil, 77 min, 2011, doc). 
Classificação indicativa: 12 anos 

09/11 - QUARTA-FEIRA 

14h00 
BARRAS E BARREIRAS, RETRATO DE KELLY ALVES - Riccardo Migliore (Brasil, 38 min, 2011, doc). 
QUATRO LITROS POR TONEL - Belimar Román Rojas (Argentina/ Venezuela, 70 min, 2010, doc). 
Classificação indicativa: 12 anos 

16h00 
DO OUTRO LADO DO MURO - Eleonora Menutti (Argentina, 12 min, 2010, doc). 
ENTRE VÃOS - Luísa Caetano (Brasil, 20 min, 2010, doc). 
VOCACIONAL, UMA AVENTURA HUMANA - Toni Venturi (Brasil, 77 min, 2011, doc). 
Classificação indicativa: Livre 

18h00 
O PLANTADOR DE QUIABOS - Coletivo Santa Madeira (Brasil, 15 min, 2010, fic). 
MÁSCARA NEGRA - Rene Brasil (Brasil, 15 min, 2010, fic). 
UMA NOVA DANÇA - Nicolás Lasnibat (Chile/ França, 23 min, 2010, fic). 
Classificação indicativa: 14 anos 

20h00 
GRAFFITI QUE MEXE - Coletivo Graffiti com Pipoca (Brasil, 13 min, 2011, animação). 
LICURI SURF - Guilherme Martins (Brasil, 15 min, 2011, doc). 
CÉU SEM ETERNIDADE - Eliane Caffé (Brasil, 70 min, 2011, doc). 
Classificação indicativa: 10 anos

Fonte: www.mineiropt.com.br

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A repercussão do câncer de Lula na internet remete ao clima de baixarias que inundaram as redes sociais nas eleições 2010

Por Michel Blanco . 31.10.11

Comentários cancerígenos

A repercussão do câncer de Lula na internet remete ao clima de baixarias que inundaram as redes sociais nas eleições 2010. Não à toa. Lula é peça-chave no jogo político, e a boçalidade destampada no período eleitoral continua a ser alimentada à farta.
O ex-presidente fez bem ao tornar logo público o tumor na laringe. Agiu com a transparência que se espera de quem deixou o Planalto com índice de aprovação de 87%. Não se trata apenas de um drama pessoal. Embaralha qualquer cenário que se vislumbre para as eleições municipais de 2012 e, obviamente, para a sucessão presidencial de 2014.
É nesse contexto que desponta nas redes sociais a campanha “Lula, faça o tratamento pelo SUS”. Ela renova o ódio reacionário que marcou a disputa eleitoral do ano passado, em que o auge foi a exortação do afogamento de nordestinos em São Paulo.
Lula poderia ir a um hospital público, como o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, mas preferiu o Sírio-Libanês, onde seus médicos trabalham – também ali se trataram de câncer o então vice-presidente José Alencar e a então chefe da Casa Civil Dilma Rousseff. Aliás, é desejável que ele não ocupe vaga de quem depende da rede pública de saúde.
Por que a campanha para Lula se tratar pelo SUS? Só ressentimento e ignorância explicam tamanha estupidez. Algum mimimi se no lugar do petista estivesse um tucano de densa plumagem? E se Lula fosse ao Instituto do Câncer não receberia tratamento de ótima qualidade, como todos que lá estão? O mais curioso é ver que o sujeito que quer Lula num leito público também comemorou o fim da CPMF, cuja extinção beneficiou uma parcela de brasileiros que, da classe média para cima, deixaram de entregar 0,1% sobre o valor de cada movimentação financeira para a saúde pública.
O ódio dessa minoria contra Lula escandaliza agora alguns de seus críticos sensatos na imprensa. Mas não se trata de cobrar comportamento decente de leitores, quando parte da mídia é responsável por fomentar essa raiva e dela se beneficia. Basta recordar como foi a cobertura do título honoris causa concedido a Lula pela Sciences Po.
Choca que a galera vomite nas redes tanta escrotidão com a mesma — ou até mais — desinibição que em círculos íntimos. A parada, porém, é mais profunda. Não é uma questão de compostura, mas classe. Melhor, classes. Num clima que transborda o ódio de quem sente as referências de exclusividade social se esvair, ainda que muito, mas muito lentamente.

Fonte: http://colunistas.yahoo.net/posts/14072.html

PT definirá candidatura de Fernando Mineiro até o final de março

O deputado estadual e pré-candidato a prefeitura de Natal, Fernando Mineiro, acredita que até o mês de março de 2012, o Partido dos Trabalhadores bate o martelo em relação às candidaturas do partido. Durante a reunião do diretório, realizada no último sábado (29), o PT aprovou o calendário eleitoral do partido, adaptado ao calendário nacional, que define prazos para inscrições formais das candidaturas, para os filiados se defenderem em coligação com outro partido e para escolha dos delegados. “A previsão é que até o final de março, o PT cumpra todos os rituais internos e tenha a definição das candidaturas. Até o dia 31 de março o PT bate o martelo”, diz o deputado em entrevista ao Jornal 96, desta segunda-feira (31).

Mineiro é o único candidato a prefeito no Partido dos Trabalhadores, mas não descarta a possibilidade de aparecer outro nome. O partido está preparado para isso e já definiu a data da prévia, seguindo orientações nacionais, caso surja outro candidato. O pré-candidato a prefeitura de Natal ressalta que o PT está trabalhando, discutindo e organizando o partido. A tática do PT, esse ano, é fazer uma mobilização interna e organizar todos os zonais, além de formação de núcleos. “Nossa meta é chegar no dia do aniversário do PT, 10 de fevereiro, com núcleos em todos os bairros da cidade e nas principais categorias e escolas”, pontua Mineiro.

O deputado está confiante na nominata do PT e fala que o processo é interessante, promove debates e discussões na cidade sobre a proposta que o partido vai apresentar e a chapa de pré-candidatura de vereadores (as). “Até o momento o Partido dos Trabalhadores tem uma média de 20 candidatos no processo eleitoral, mas nossa meta é chegar de 25 a 30”.

O objetivo do PT, segundo Mineiro, é renovar e aumentar a representatividade na Câmara Municipal de Natal. O pré-candidato a prefeitura não exita em dizer que a CMN vive de costas para a sociedade, com sérias dificuldades de acompanhar as demandas e os interesses da sociedade. “Este ano vamos ter chapa própria para vereador ou vereadora e estamos trabalhando para eleger de 3 a 4 vereadores, e não é impossível”.

O parlamentar ressalta ainda que a Eleição 2012 terá candidaturas múltiplas e em conversas com demais partidos, deixou claro que o PT terá candidatura própria. Mineiro avalia de maneira positiva o fato de no primeiro turno das eleições haver várias alternativas e não ver como forma de enfraquecer o segmento da oposição, porque assim possibilita o fortalecimento da sociedade. “O que vai acontecer é uma bipolarização artificial. Via de regras as alianças formadas na cidade e no estado são muito artificializadas”, relata o deputado estadual. Diante dessa situação o PT fará um debate partidário, programático para a sociedade no primeiro turno para que a sociedade possa se posicionar.



Fonte: Nominuto.com

domingo, 30 de outubro de 2011

Diário Fernando Mineiro


PT Natal se reuniu para definir tática eleitoral em 2012

Ontem, 29.10, na Assembléia Legistativa do RN, o PT de Natal reuniu seus membros para debater sobre sua tática nas eleições 2012, com seguinte pauta:


  • Análise de conjuntura;
  • Resolução sobre a definição da tática eleitoral e escolha de candidatos (as) petistas às eleições 2012;
  • Resolução sobre o calendário de atividades do PT/Natal para out/nov/dez de 2011 e, por fim;
  • demais resoluções apresentadas
Confira as fotos do evento:












Eleições 2012 - Fotos: Sandra Pequeno (blogdapequeno.blogspot.com)
Twitter - #agoraéavezdoPT 

Luis Nassif: Como seria um Brasil sem Lula?

Agora que as notícias dão conta da boa perspectiva de restabelecimento do Lula, é curioso debruçar nas análises apressadas sobre uma era pós-Lula.

Aliás, chocante a maneira como algumas comentaristas celebraram a doença de Lula. Até nos ambientes mais selvagens - das guerras, por exemplo - há a ética do guerreiro, de embainhar as armas quando vê o inimigo caído, por doença, tragédia ou mesmo na derrota. Por aqui, não: é selvageria em estado puro.
A analista-torcedora supos que, com a doença de Lula, haveria uma mudança radical no quadro político. Sem voz, Lula seria como um Sansão sem cabelos. Sem Lula, não haveria Fernando Haddad. Sem contar os diagnósticos médico-políticos-morais, de que Lula foi castigado por sua vida desregrada. Zerado o jogo político, concluiu triunfante.
Num de seus discursos mais conhecidos, Lula bradava para a multidão: "Se cortarem um braço meu, vocês serão meu braço; se calarem a minha voz, vocês serão minha voz...".
Qualquer tragédia com Lula o alçaria à condição de semideus, como foi com Vargas. O suicídio de Vargas pavimentou por dez anos as eleições de seus seguidores. É só imaginar o que seriam os comícios com a reprodução dos discursos de Lula. Haveria comoção geral.
A falta de Lula seria visível em outra ponta: é ele quem segura a peteca da radicalização. Quem seguraria suas hostes, em caso da sua falta? Seu grande feito político foi promover um pacto que envolveu os mais diversos setores do país, dos movimentos sociais e sindicais aos grandes grupos empresariais. E em nenhum momento ter cedido a esbirros autoritários, a represálias contra seus adversários - a não ser no campo do voto -, mesmo sofrendo ataques implacáveis.
Ouvindo os analistas radicais, lembrando-se da campanha passada, como seria o país caso Serra tivesse sido eleito? É um bom exercício. Não sobraria inteiro um adversário. Na fase Lula, há dois poderes se contrapondo: o do Estado e o da mídia e um presidente que nunca exorbitou de suas funções. No caso de Serra, haveria a junção desses dois poderes, em mãos absolutamente raivosas, vingativas.
Ao fechar todos os canais de participação, Serra sentaria em cima de uma panela de pressão. Sem canais de expressão, muitos dos adversários ganhariam as ruas. Sem a mediação de Lula, não haveria como não resultar em confrontos. Seria uma longa noite de São Bartolomeu.
Essa teria sido a grande tragédia nacional, que provavelmente comprometeria 27 anos de luta pela consolidação democrática.