quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PT dispensa prévias e embarca em candidatura de Mineiro


O PT seguiu exemplo de outras capitais nais quais o nome para
disputar o Executivo prescinde de consulta partidária.

A exemplo do que aconteceu em São Paulo, o diretório municipal de Natal
do Partido dos Trabalhadores dispensará as prévias e lançará o nome do
deputado estadual Fernando Mineiro para disputar a Prefeitura do Natal.



A diferença entre a capital paulista e potiguar é que lá o partido
precisou descosturar outras pré-candidaturas, como a da senadora Marta
Suplicy, em benefício do ministro da Educação, Fernando Haddad. Já em
Natal, informou o presidente do diretório municipal do partido, o
vereador Fernando Lucena, o nome de Mineiro já é unanimidade dentro da
legenda.



O movimento pela unidade em torno de um nome já antes das prévias tem
sido adotado pelo PT em outras capitais além de Natal e São Paulo. Em
Recife, por exemplo, o atual prefeito, João da Costa, já é candidato à
reeleição.



Em Salvador, o PT definiu em setembro o deputado Nelson Pelegrino como
candidato da sigla. No Ceará, há indefinição quanto à aliança PT-PSB,
que elegeu por duas vezes a petista Luizianne Lins para a Prefeitura de
Fortaleza e o socialista Cid Gomes governador. Esta semana, depois de
conversar com a presidente Dilma Rousseff, Cid disse que apoiaria o
candidato do PT, independentemente do nome.



Fernando Lucena afirmou que dois eventos do partido já foram realizados
para discutir um plano de governo para a cidade. Um posterior deverá
lançar o nome de Fernando Mineiro à Prefeitura do Natal.



Lucena garantiu que não há a possibilidade de o projeto partidário
recuar para Mineiro, por exemplo, compor chapa na condição de vice com
outro aliado. "Agora, em havendo segundo turno, esperamos o apoio dos
outros candidatos da base, porque vamos apoiá-los caso a gente esbarre
no primeiro turno".

Veículos da Prefeitura de Natal são bloqueados por falta de pagamento

O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Carlos Paiva, devolveu à locadora, na manhã desta quinta-feira (17), os seis carros operacionais da Guarda Municipal. Os veículos haviam sido bloqueados pela empresa, desde a tarde da sexta-feira (11), supostamente, por falta de pagamento do aluguel.


Veículos não estavam sendo usados por falta de manutenção.






De acordo com o secretário, a gerência da locadora o ligou no início do feriadão alertando que se o pagamento dos dois meses vencidos não fosse efetuado, bloquearia os veículos. Ele apelou para o bom senso da empresa e argumentou que os entraves burocráticos no processo de renovação do contrato seria o motivo do atraso, mas que na segunda-feira (14) efetuaria os pagamentos. A empresa, contudo, bloqueou os carros.

Paiva fala que para o serviço de patrulhamento não ficar prejudicado, disponibilizou, ainda naquela sexta-feira, uma Ranger, que estava à disposição da Defesa Civil e outros dois carros administrativos da Semdes. “O bloqueio dos veículos não estava previsto no contrato e por isso pedi o cancelamento dele. Já contratamos uma nova locadora, e aproveitamos para aumentar a frota para oito carros”, disse.

Os novos carros deverão ser entregues a Guarda Municipal nos próximos 15 dias. “A nova empresa contratada me pediu esse tempo para que pudesse equipar e caracterizar os novos carros, e nesse período utilizaremos oito veículos de passeio, disponibilizados por ela”, afirmou o secretário.

Paiva ainda negou as denúncias de que existe uma ordem judicial de desocupação da sede da Guarda Municipal, até último dia deste mês. “É tudo mentira, a Guarda Municipal está se mudando para uma sede própria, na zona Norte. O terreno foi conseguido com o esforço da prefeita, e é um sonho realizado da Guarda”, pontuou.

Fonte: nominuto.com

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PT dá continuidade ao seu ciclo de debates temáticos

Dando prosseguimento a programação dos Ciclos de Debates Temáticos do PT de Natal, na próxima quarta-feira (16), no Hotel Monza às 19 horas, o tema “Saúde: desafios do financiamento” entra em pauta.

As convidadas para mediar o debate são a Professora Dalva Horácio do departamento de Serviço Social da UFRN e Tereza Freire, do setorial de saúde, com Colaboração Soraya Godeiro – Presidente do SINSENAT (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Natal).

Tereza explica que na pauta de discussões da noite estarão o financiamento e orçamento de Natal, as prioridades das ações em relação à saúde, e se o orçamento atende as demandas necessárias para a população bem como compreender o papel da saúde como agente social na capital potiguar.

Fonte: www.mineiropt.com.br

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

URGENTE: 30 municípios potiguares inexiste a presença da polícia judiciária em todos os aspectos


Um diagnóstico da estrutura física e pessoal da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, feita pela Associação dos Delegados de Polícia do estado (Adepol/RN) revela que em 30 municípios potiguares inexiste a presença da polícia judiciária em todos os aspectos. Ou seja, não há sequer um prédio próprio, quanto mais viatura, armamento ou efetivo trabalhando nesses locais. "As condições de trabalho na maioria das delegacias do interior são mínimas. A situação atual é crítica, estamos na iminência do colapso", adverte a presidente da Adepol, a delegada Ana Cláudia Gomes. Essa situação foi exposta ontem no 2º Fórum da Situação das Delegacias do RN, que reuniu delegados e o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha. Por sua parte, o secretário promete investimentos na estruturação das unidades distritais de Natal e a nomeação de 60 dos concursados de forma emergencial até o final do ano.

Para Adepol, situação da PC é crítica e está na iminência de um colapso Foto:Ana Amaral/DN/D.A Press
Ana Cláudia Gomes diz que desde o ano passado a associaçãotem feito um estudo da situação da Polícia Civil com o objetivo de mostrar ao governo estadual as necessidades da instituição antes da nomeação dos concursados. "Precisamos de investimentos na nossa estrutura para que os novos policiais tenham como trabalhar quando forem convocados. Não basta só a nomeação", avisa.

Conforme a delegada, o estudo aponta que há 124 municípios onde o efetivo da Polícia Civil está incompleto. Isso significa que há o prédio da delegacia, mas ela não conta com uma equipe suficiente de agentes, escrivães ou delegado. Em 85 cidades não há armas para os servidores da polícia judiciária; 90 não têm viaturas disponíveis para a instituição; e em 50 não existe sequer arma, viatura ou efetivo, apenas um prédio ocupado por policiais militares. "Infelizmente, em boa parte dos municípios do interior potiguar são os PMs que fazem o nosso papel".

Outro problema apresentado por Ana Cláudia é a quantidade insuficiente de delegacias distritais na capital do RN. Há cerca de 15 anos que Natal conta com apenas 15 delegacias. "E desde então, ao invés da estrutura ter crescido, na verdade, encolheu". Segundo a delegada, a sugestão da Adepol é a criação de pelo menos sete novas delegacias na capital e uma reorganização das áreas de atuação dos distritos policiais. "Essa redistribuição do espaço de circunscrição será feita a partir de um estudo que aponte os índices de violência e o número de habitantes por área de atuação", explica a delegada. Ainda entre os problemas citados está o da utilização de viaturas da Polícia Civil por parte da PM, inclusive abastecidas com recursos da polícia judiciária.

Raio-x

- Em 30 municípios potiguares inexiste a presença da polícia judiciária em todos os aspectos. Ou seja, não há sequer um prédio próprio, nem viatura, armamento ou efetivo trabalhando nesses locais
- O estudo aponta que há 124 municípios onde o efetivo da Polícia Civil está incompleto. Isso significa que há o prédio da delegacia, mas ela não conta com uma equipe suficiente de agentes, escrivães ou delegado.
- Em 85 cidades não há armas para os servidores da polícia judiciária;
- 90 não têm viaturas disponíveis para a instituição;
- Em 50 não existe sequer arma, viatura ou efetivo, apenas um prédio ocupado por policiais militares.
- Há 15 anos Natal conta com apenas 15 delegacias.
Fonte: www.mineiropt.com.br